O Voluntariado nos Caminhos da Vida

Mensagem do Coordenador


O que somos na sociedade?
É fundamental que cada um de nós saiba e se afirme no que quer desta terra que pisamos. O lugar que ocupamos na sociedade é importante não só para nós, mas também para todos aqueles que crescem e caminham connosco.
Nos tempos que correm torna-se cada vez mais necessário encontrar no voluntariado formas de alertar, informar, esclarecer e aconselhar.
Professores, educadores, advogados, médicos, enfermeiros, psicólogos, sacerdotes, membros dos movimentos da igreja e da paróquia, agentes das forças da ordem e segurança, doutorados ou simples cidadãos, todos somos convidados pela sociedade a dar um pouco do nosso tempo.
No meio da pobreza, no exercício da cidadania, na solução e resolução dos problemas que afectam as populações e a sociedade em geral, o desafio coloca-se a cada um de nós, que somos os construtores da sociedade.
No voluntariado descobrimos em nós próprios aquilo que somos e, lidando com os problemas, aprendemos a ser cidadãos.


Ser voluntário hoje…
A acção do voluntariado nos dias de hoje é um desafio que se coloca ao voluntário. É um segredo que só ele pode desvendar, junto daquele que suporta infelicidade.
O voluntário é aquele que não vive só para si, mas segue os passos dos outros. De deforma gratuita, e movido pelo sentimento de entrega, de partilha, de ajuda, de procura e de preservação, desenvolve acções de socorro, auxílio, sensibilização, formação e informação, entre outras.
Ser voluntário é dedicar algum do seu tempo pelo bem dos outros ou por uma causa social. É ser solidário, responsável e activo nos problemas e nos valores da família, da comunidade e da sociedade. É perceber e descobrir no outro as necessidades que ele não pode ou tem vergonha de manifestar.
Você pode ser mais um a dar a mão àquele que, mesmo vergado pelo peso dos anos ou marcado pela desgraça e esquecido pela sociedade, caminha connosco no mesmo caminho. A sua acção irá fazer alguém feliz.


Como exercer o voluntariado
O voluntariado deve ser vivido numa relação solidária para com o próximo, na solução/resolução dos problemas que afectam as populações e a sociedade em geral, através de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos outros, das famílias e da comunidade.
Exercer voluntariado é entregar-se de coração humilde e sensível para servir e para proteger os valores da nossa existência.
O voluntariado assume-se partindo em missão ao encontro dos que precisam de ajuda e, fazendo da caridade o símbolo da humanidade, participar nas tarefas ou actividades das diferentes áreas onde se pode exercer voluntariado.
O voluntariado exerce-se nas áreas de: acção social, saúde, educação, ciência e cultura, protecção da natureza, defesa do património e do ambiente, defesa do consumidor, emprego e formação profissional, reinserção social, protecção civil, solidariedade social e muitas outras.
Voluntariado é socorrer os necessitados; visitar os doentes; acompanhar e encaminhar os que sofrem com a doença ou a pobreza; encarar as limitações das pessoas com mobilidade condicionada; dar a mão àquele que começa a ficar para trás ou não consegue enfrentar e acompanhar a vida; ir ao encontro dos meninos de rua, dos homens e mulheres que dormem debaixo da ponte e dos que vivem sós entre as paredes da sua casa; fazer companhia aos idosos; resolver os problemas que afectam os cidadãos em vez de passarmos ao lado ou por cima deles; criar e desenvolver projectos de entreajuda e de auxílio aos mais carenciados; ir às cadeias visitar os presos; fazer o acompanhamento dos ex-reclusos; organizar e participar em projectos de interesse para a comunidade; lançar projectos que sustentem os valores da família; promover palestras informativas; fazer aconselhamento jurídico; proteger a floresta; defender o ambiente; preservar e divulgar o património cultural; etc.
Colabore neste projecto e encontrará no voluntariado a recompensa e o sentido da vida.
Partilhar o que temos e somos é construir a nossa própria felicidade.

Abílio Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário